sexta-feira, 1 de julho de 2016

ETAPA EXTRA: CEARÁ MIRIM


ATRAVESSANDO O RIO POTENGI DE TREM


Em 1810, a comitiva comandada por Henry Koster atravessou o Rio Potengi em canoas e balsas, em um ponto não descrito pelo inglês. Nosso objetivo era fazer a travessia utilizando os meios de transporte disponíveis para a população de Natal e região, na atualidade. 
Na quarta-feira, dia 29 de junho de 2016, a ideia inicial era partir de Natal até a cidade de Ceará Mirim, através do VLT - Veículo Leve sobre Trilhos, apenas como lazer. Mas o que pudemos observar nos rendeu boas imagens e textos que certamente estarão presentes no livro que estou escrevendo sobre o projeto K200, e no curta-metragem que Rodrigo está produzindo.

 
Na cidade de Natal, Koster se deslocava à cavalo. Nós optamos pelo ônibus urbano, para chegar até a estação de trem da Ribeira.


Na estação da Ribeira, o VLT já nos esperava, para partir no horário exato: 09:44


 
 
Os detalhes da viagem de Natal a Ceará Mirim, com belas imagens, curiosidades e observações, estarão no vasto material audiovisual a ser divulgado em breve... 

Já na cidade dos verdes canaviais, circulamos pelas ruas, sempre registrando os aspectos interessantes. São pontos de destaque as fachadas dos casarões que remetem à época áurea da cultura açucareira na região, a praça e a igreja de Nossa Senhora da Conceição.

 
 

Finalizamos esta etapa "extra", com um ótimo almoço no Restaurante da Ceiça. Na ocasião, a neta da proprietária, a menina Iulia, de 12 anos, nos presenteou com os desenhos de um lobisomem e de um mapa do RN, com a trajetória do projeto K200.
 

Cidade também famosa pelas lendas e tradições, Ceará Mirim constitui-se em uma ótima opção para passeios turísticos. O roteiro histórico pelos antigos engenhos é bem recomendado pela população local e certamente retornarei àquela terra com minha família, para conhecer melhor sua história.

Nenhum comentário:

Postar um comentário